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Do subsolo de Nova York ao interior paulista, cultura ballroom resgata legado de acolhimento e visibilidade da comunidade LGBTQIA+: ‘É aconchego’

por admin
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A canção homenageia o estilo de dança criado na subcultura queer de Nova York e celebrado no ballroom (evento artístico que reúne comunidades marginalizadas em competições). Os dançarinos imitam poses de modelos da revista Vogue. Como em uma sessão de fotos, os movimentos são definidos por linhas, poses e expressões faciais intensas. Quarenta anos depois, o vogue e o ballroom ultrapassaram Nova Iorque e conquistaram reconhecimento mundial, chegando inclusive a cidades do interior de São Paulo. Para entender melhor essa comunidade, o g1 acompanhou o evento “Ballroom Sorocaba – Aberto Para Todes” e descobriu que a dança é apenas um dos pilares que sustentam a força dessa cultura. O idealizador do projeto, Jeff Cabal, conta que seu interesse pelo ballroom começou em 2018. A curiosidade surgiu ao participar das balls – como são chamadas as competições – e perceber que os eventos também incluíam rodas de conversa e espaços de acolhimento. Madonna apresentando ‘Vogue’ no MTV Video Music Awards de 1990 — Foto: Reprodução/MTV “As primeiras movimentações começaram por volta de 2016. Já existiam pessoas que tinham acesso a essa cultura e eu sempre fui próximo às pessoas que convivem em núcleos artísticos. Eu me interessei por tudo, mas, por ser uma pessoa muito politizada, o fato da ballroom sempre trazer questões como raça, gênero e até mesmo saúde, como prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), foi algo muito legal para eu poder me aproximar”, conta. Na visão de Jeff, que também é fotógrafo e produtor cultural, o ballroom funciona como um vínculo familiar. Frequentado por pessoas de comunidades marginalizadas, o espaço acaba sendo usado para ensinar práticas e prevenções que, em muitos casos, seriam aprendidas dentro de casa. “Nós falamos sobre demandas da vida adulta que, muitas vezes, as pessoas de dentro de casa não comentam. Saúde LGBT, profissionalização, mercado de trabalho. É um núcleo muito forte de acolhimento. Conseguimos nos aproximar de juventudes que estão em processos de vícios em substâncias como uma rede de apoio. Claro que, em nenhuma hipótese, vai substituir a rede de saúde, mas estamos aqui para ajudar”, comenta. Jeff Cabal é um dos idealizadores do projeto — Foto: phfalcadi/Divulgação Dentro do universo ballroom, existem as houses, que são “famílias” formadas por integrantes da cultura. Jeff pertence à House of Cabal, fundada por Tanesha Cabal em Juiz de Fora (MG), mas atualmente não se considera mais líder da house, nem da cena local. “Existem outras houses espalhadas pela cidade, como a Avalanx, que se juntou a nós para produzir o projeto, a De Lá, que é a primeira house composta por travestis, a house de Cue e outras mais. No nosso caso, nós somos uma kiki house, ou seja, de âmbito regional. As houses mainstream, ou seja, dos grandes centros, ficam em grandes cidades de outros países, como Paris e Nova York”, diz. Como e quando o ballroom surgiu? Ao g1, Jeff explica que as houses têm esse nome — casa, em inglês — por representarem um lar para quem as frequenta. As primeiras surgiram nos Estados Unidos, na década de 1980, com o objetivo de acolher pessoas marginalizadas que precisaram deixar suas casas. Essa realidade foi retratada na série “Pose”, na qual a protagonista, Blanca, acolhe pessoas LGBTs em situação de vulnerabilidade, em um período marcado pela ascensão da cultura do luxo. Mj Rodriguez, que interpreta Blanca, foi a primeira mulher trans a vencer um Globo de Ouro. “As mulheres trans e travestis assumiram a liderança naquela época. O ballroom surgiu de e para pessoas que não tinham para onde ir. Elas cuidavam dessas pessoas, na maioria trans ou travestis e trans, durante o período de epidemia do HIV e da Aids. Por muitas vezes, era a única coisa que os acolhidos tinham”, revela. Mj Rodriguez em cena de ‘Pose’ — Foto: Eric Liebowitz/FX via AP “Às vezes, até as donas das casas conviviam com o vírus. Elas não necessariamente escondiam, mas ocultavam justamente para trazer uma força de tudo que estava acontecendo e manter um forte vínculo com os filhos acolhidos. Elas sobreviviam pelo amor e pela resiliência. Pode ser romantizado nas séries de TV, mas era algo bem forte e visceral”, completa. Por consequência, Jeff opina que, levando em consideração todo o contexto envolvendo a epidemia dos vírus, a comunidade surgiu, também, para cumprir com o papel de naturalizar assuntos que sempre foram considerados tabus para a sociedade. “Embora sejam doenças que avançaram muito no tratamento, ainda é um demônio que assola a comunidade LGBTQIA+ frequentemente. Existem estigmas e preconceitos que cercam as pessoas de um modo geral e criam esse distanciamento do assunto ou de pessoas que têm HIV. O ballroom serve, também, para naturalizar isso”, pontua. Conservadorismo regional Historicamente, Sorocaba e as demais cidades do interior podem ser consideradas tradicionalistas. Segundo Jeff, isso ainda é um empecilho para que a comunidade seja ampliada no município. Mesmo assim, ele sente que há uma certa movimentação natural das pessoas em relação ao movimento e que, junto disso, existem parcerias interessadas em colocá-lo em um patamar acima. “Não existe nenhum demarcador para frequentar a comunidade, com exceção de violência e preconceito. Mas, também, é importante fazer a manutenção das pessoas que já estão conosco há tempos para capacitá-las e transformá-las em um legado forte que não dependa de pessoas específicas. Tem sido um movimento natural, com políticas públicas, privadas e contato com marcas. Nós estamos primeiramente estruturando, para depois alcançarmos mais pessoas”, relata. Evento é aberto para todos os públicos, apesar de ser majoritariamente LGBTQIA+ — Foto: Diogo Del Cistia/g1 O representante da house acredita, também, que muitas pessoas possuem pensamentos apolíticos e que isso pode acabar distanciando-as de um local que tem grande expressividade política e sociocultural. “Nós vivemos em um território muito hostil. Às vezes, as pessoas não querem não por preconceito ou algo do tipo, mas simplesmente por não estarem ‘nem aí’. No interior, as pessoas não gostam de falar sobre movimentações políticas. É um desinteresse geral”, lamenta. Apesar da veia artística que cerca o universo do ballroom, Jeff ressalta que não é necessário possuir alguma vocação na área para frequentar os encontros. Segundo ele, existem pessoas que não competem nos eventos e, mesmo assim, fazem parte da comunidade. “A forma mais tradicional de entrar para uma house é sendo selecionado pelas pessoas que já estão em uma. Elas podem te ver durante uma competição e pensar: ‘Nossa, eu quero ela’. Mas a arte não é uma limitante nossa. Você pode trazer o seu conhecimento sobre algo para nós, com o que tiver como ferramenta”, diz. Jeff também é produtor cultural e fotógrafo — Foto: Diogo Del Cistia/g1 “Há, por exemplo, psicólogos. Eles não são profissionais da house, é importante ressaltar, mas as pessoas das casas podem acabar se sentindo mais à vontade para conversar sobre questões psicológicas justamente por ser um diálogo entre duas pessoas LGBTQIA+. Dá para ser produtor, dá para ser uma pessoa que irá gerir as crises, entre outras coisas mais”, completa. Ainda segundo o fotógrafo, ser ou não LGBTQIA+ também não é um ponto considerado crucial para fazer parte, mas é necessário entender todo o contexto cultural de como a comunidade surgiu e se mantém no dia a dia. “É uma forma de furar a bolha. É uma cena que também conta com mulheres heterossexuais e, muitas vezes, existe a vontade de trazer o namorado ou o marido. Todos são muito bem-vindos, claro, mas é importante saber de quem é o protagonismo. Aqui, nós estamos falando, na maioria das vezes, de mulheres trans e travestis”, conscientiza. Ações e competições Malika competiu pela Femme House of De Lá — Foto: Diogo Del Cistia/g1 O evento, que durou todo o mês de agosto, contou com diversas atividades educativas para quem se interessa em conhecer melhor o mundo do ballroom, como oficinas de “voguing”, palestras conscientizadoras e rodas de conversas. A programação foi encerrada com um grande baile de competições – ou ball -, que contou com participantes de diferentes houses e categorias. Malika Saion é estudante de turismo e foi uma das competidoras da Celebration Kiki Ball. Desde a sua entrada no ballroom, ela é parte da House of De Lá, criada por Brianna Salera, e composta apenas por mulheres trans e travestis desde a sua formação na cidade. “Nós competimos na categoria ‘Face’, que é justamente sobre mostrar a beleza dos nossos rostos. É a beleza de ser travesti. Todo o ballroom é sobre a nossa cultura, sobre o nosso pertencimento, existência e divertimento. Mas, mesmo assim, o nervosismo bate em todas as competições”, revela. Dona de cinco troféus, ela acredita que a rivalidade entre as houses permanece somente nas competições. No dia a dia, a grande maioria das pessoas possui uma relação amigável, mantendo a premissa de família que a ballroom prega desde a sua criação. “Todos nós somos uma família. Meu namorado é da House of Cabal, inclusive. Estamos todos interligados e essa rivalidade não existe fora das balls. Dentro da pista, nós somos individuais e celebramos nossa maneira de ser”, pontua. “Para mim, ballroom significa aconchego. A sociedade não deixa nós sermos o que realmente somos. A sociedade não diz que somos bonitas, que nosso corpo é bonito, que nós somos alguém. O ballroom ressignifica tudo isso. É um lugar onde eu posso ser eu mesma, como se eu nascesse de novo”, complementa. Malika e Cali venceram uma das categorias no evento — Foto: Diogo Del Cistia/g1 O nome Odara Soares, para as participantes do movimento cultural, já é conhecido há muitos anos. No evento, ela assumiu a função de jurada da competição. “Eu cheguei há cerca de seis anos, sem saber muito bem do que se tratava. Estava no auge da depressão […] O ballroom mudou isso. Quando conheci, me apaixonei e percebi a importância que esse tipo de cultura tem para nós. Ela chega em lugares onde o sistema não quer que chegue”, compartilha. A mulher, que também é digital influencer, é uma das fundadoras da House of De Lá. Para ela, ver as outras integrantes da família competindo e se integrando cada dia mais representa uma sensação de maternidade. “Eu sinto muito isso por ser uma redução de danos. Nós tentamos orientá-las e instruí-las para não passarem por situações que passamos antes. Elas precisam ir além dos bailes. É uma responsabilidade muito grande ser um farol, um norte para as meninas da house”, afirma. “Muitas vezes, nós temos que colocar nossas próprias dores no bolso para acolhermos elas. Às vezes, nosso mundo está desmoronando, mas, quando vemos alguém mais vulnerável e que não tem a mesma vivência que nós, é nosso papel resgatá-lo. O Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo, mas é o que mais consome pornografia trans, o que é hipócrita. Uma simples ida à padaria pode ser um verdadeiro filme de terror”, acrescenta. Odara foi convidada para ser a jurada da competição — Foto: Diogo Del Cistia/g1 O vogue como dança e suas vertentes Gabrielly Dias, responsável pelo Ballroom Sorocaba junto a Jeff, conta que, de início, o vogue possui duas categorias essenciais para aprendizado: o “Old Way”, que é a antiga forma de performance, e o “New Way”, com alterações que vieram com o passar dos anos. “Assim como um campeonato de futebol, existem diversas categorias que, em cada uma delas, há uma regrinha diferente. Durante as aulas e as competições, nós prestamos atenção além da construção do movimento. Vemos também o ‘feeling’, o carisma, a coragem. Para quem quer começar, eu indico estudar primeiro”, comenta. A integrante da House of Avalanx comenta que a “jogada” no chão possui nome: deep. Ele deve ser feito de acordo com o limite da pessoa que está praticando e, conforme o movimento, pode acabar tendo um risco significativo de lesões. “Não é uma dança que você apenas joga uma parte do seu corpo. Há toda uma questão de se ‘jogar no chão’, que exige muita técnica e cuidado corporal. Se for feita de forma errada, pode acabar causando machucados sérios. Não é apenas dançar no chão. Faz parte da performance”, explica. Deep, se feito de forma errada, pode causar lesões sérias — Foto: Diogo Del Cistia/g1 Ao decorrer do evento, Gabrielly deu aulas de “Vogue Femme” – outra vertente da dança criada por travestis e mulheres trans que, durante a performance, procuram exibir sensualidade e feminilidade. No entanto, a competição também possui categorias voltadas para quem não é tão “chegado” em dançar. “Nós tornamos o espaço como se fosse uma verdadeira passarela, para que você tenha a combinação do caminhar com movimentos de dança. O vogue é sobre vender, sobre desfile, sobre roupas. Há a categoria ‘pose’, que é só sobre poses fotográficas, ‘best dress’, para a melhor roupa, entre outras. Quem não sabe executar a dança pode participar dessas”, descreve. O público, de acordo com Gabrielly, também é uma peça-chave de todo o ballroom. As pessoas ao redor contam para aumentar e melhorar a energia das apresentações que, em todas as vezes, deve ser entregue com o máximo de força de vontade. “A plateia conta muito e ela tem que interagir bastante durante todo o tempo. Seja na hora de votar, de encorajar. As pessoas ao redor, que também estão gritando e se divertindo, também fazem parte do ballroom. A nossa comunidade vai muito além de quem está desfilando na passarela”, finaliza. Público é peça-chave do evento — Foto: Diogo Del Cistia/g1 Confira outros destaques do g1 g1 em 1 minuto: Sorocaba tem uma farmácia para cada 2 mil habitantes *Colaborou sob supervisão de Gabriela Almeida VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

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