Segundo o órgão, o incidente foi provocado por excesso de peso, falhas no planejamento do voo e pela decisão tardia da tripulação ao abortar a decolagem. (Veja mais abaixo). O relatório final, divulgado pelo Comando da Aeronáutica no dia 25 de novembro de 2025, sete anos após o acidente, aponta que a aeronave Cessna 560XL, prefixo PR-AAA, de propriedade do DJ, tentou decolar com 175 kg acima do peso máximo permitido pelo fabricante. O g1 entrou em contato com a assessoria do artista, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria. O documento mostra que, durante a corrida de decolagem, a luz de aviso ‘NO TAKEOFF’ acendeu duas vezes, o que sinalizou risco na operação. Mesmo assim, os pilotos continuaram o procedimento até próximo da velocidade de rotação (VR) e só então decidiram abortar, já de forma tardia. 🔎 O termo ‘NO TAKEOFF’ no avião refere-se a um aviso crítico de segurança que indica que a aeronave não está configurada corretamente para uma decolagem segura. Como o procedimento foi interrompido já em alta velocidade, o avião ultrapassou o limite da pista e parou em uma ribanceira. Avião que transportava DJ Alok saiu da pista em 2018 em Juiz de Fora — Foto: Reprodução/TV Integração Falta de atualização de dados e passageiros extras O relatório afirma que o voo tinha como destino o Aeródromo Val de Cans – Júlio Cezar Ribeiro, em Belém (PA), após apresentação do artista em Juiz de Fora. A bordo estavam dois pilotos e sete passageiros, sendo que três deles embarcaram sem coordenação prévia com a tripulação. Essa alteração não foi registrada no sistema de gerenciamento de voo (FMS), o que levou os pilotos a acreditar que a aeronave estava dentro do peso máximo permitido. O modelo Cessna 560XL tinha limite de 9.072 kg para decolagem, segundo o fabricante. No entanto, no momento da tentativa de decolagem, a aeronave pesava cerca de 9.247 kg, ou seja, 175 kg acima do peso máximo permitido. A investigação também identificou: Falhas de comunicação entre o operador e a tripulação; Planejamento inadequado e falta de coordenação na cabine (incluindo ausência de procedimentos definidos para situações de emergência); O aviso ‘NO TAKEOFF’ já havia acendido no dia anterior ao incidente, sem gerar consequências. Para os investigadores, essa experiência pode ter levado os pilotos a supor que o alerta se tratava apenas de um mau contato, o que favoreceu uma postura de complacência, não dando a devida atenção. Stories de Alok no Instagram após o acidente em 2018 — Foto: Reprodução/Alok/Instagram Relembre o caso O avião que transportava o DJ Alok saiu da pista durante a decolagem no Aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora, na tarde de 20 de maio de 2018. Nenhuma das nove pessoas a bordo ficou ferida. Logo após o incidente, o artista se manifestou nas redes sociais, mostrou imagens da aeronave e procurou se comunicar com os fãs. Alok havia se apresentado na Festa Country, realizada no Parque de Exposições de Juiz de Fora. Após o incidente, ele e a equipe alugaram um carro para continuar a viagem. O show que seria realizado no Norte do país foi cancelado. Centro de Investigação concluiu relatório sobre acidente com avião do DJ Alok VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
